segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Feijão com Arroz" nas empresas







Hoje em dia as organizações se preocupam cada vez mais em ter no seu quadro de colaboradores pessoas altamente preparadas e que de fato agreguem valor a Cia, se você é um desses profissionais certamente terá vaga nesse mercado.


Comprometimento é a palavra de ordem no momento. Certa vez tive a infelicidade de ouvir na empresa a frase “vamos fazer o feijão com arroz’’, fiquei me perguntando o que seria esse tal feijão com arroz. Comecei a imaginar diversas situações.


Será que feijão com arroz é fazer o trabalho corretamente, seguindo e respeitando o contrato de trabalho que assinou com a empresa, cumprir apenas seu horário. Será que é fazer aquele mesmo serviço todo dia, mas sem se indispor com ninguém, até porque estou na empresa pra fazer meu trabalho, ou seja, fazer o básico. “Nas grandes organizações com certeza não há espaço para esse profissional ‘‘Acomodado”, mas se porventura um desses profissionais já faz parte dessas empresas, certamente não se sustentará, para se tornar um profissional diferenciado, é preciso mais.

Será que o profissional comprometido se resume a isto? Segundo o dicionário Aurélio, comprometer significa “dar como garantia, arriscar, assumir responsabilidade”. 


Vamos nos aprofundar um pouco mais nesta análise, respondendo as perguntas: 

1 - Quando iniciamos uma atividade, vamos até o fim?



2 - Quando cometemos um erro, assumimos a nossa responsabilidade visando evitar que se repita? 



3 - Fazemos tudo com a organização e o planejamento necessários de forma a otimizar o nosso tempo? Ou já chegamos para inicio do turno perguntando quantas horas faltam para terminar o expediente.



4 - Ainda fazemos tudo como robôs automatizados ou analisamos e avaliamos o que, porque e como fazemos, em busca de algo a mais?


5 – Buscamos sempre fazer sempre algo a mais com os recursos que temos?


Talvez devamos realmente analisar com mais profundidade o significado de COMPROMETIMENTO. Se utilizarmos como ferramenta de avaliação o ciclo PDCA da Qualidade (planejar, fazer, checar e agir) certamente encontrará os caminhos corretos para uma vida melhor, agindo com simplicidade, iniciativa, dedicação, disciplina, criatividade, flexibilidade e paixão pelas coisas bem feitas. O resultado será uma conseqüência de tudo isto.


Bom, acho que agora já sabemos o que é o famoso “feijão com arroz’’ no trabalho e que essa prática jamais será usada pelos aspiram ao sucesso profissional.

By

Portal HSEQ





Nenhum comentário:

Postar um comentário