sábado, 17 de março de 2012

DDS - UMA FERRAMENTA A FAVOR DA SEGURANÇA













O DDS – Diálogo Diário de Segurança é uma das ferramentas de segurança do trabalho  mais usada nas empresas.

O DDS é uma ferramenta já bastante antiga e que já foi chamada de minuto da segurança, mas que continua muito atual. Na década de 90 o DDS surgiu como uma ferramenta poderosa na prevenção de acidentes e até hoje o seu formato não mudou. O que mudou foi a amplitude de sua aplicação o que acabou por gerar novas siglas, tais como: DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, etc.

Como podemos ver, a diversidade de assuntos passou de, apenas Segurança do Trabalho, para: Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. Isso se deve ao fato de que as empresas vislumbraram nessa ferramenta a oportunidade de fazer com que os colaboradores passassem a discutir em seu dia-a-dia assuntos que envolvem o interesse de todos. 
  •     O que é o DDS?
É um diálogo destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias. 
Conscientização aqui pode ser definida como a preocupação constante com segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e qualidade.
  •    Onde aplicar o DDS?
O DDS pode ser realizado em uma sala de reunião ou mesmo no próprio local de trabalho.
  •    Duração
O DDS não deve ultrapassar 15 minutos, porém a recomendação é de 5 minutos.
  •    Responsável
O responsável pela aplicação do DDS é do supervisor do trabalho, mas ele pode escolher alguém do grupo para apresentar o tema escolhido.
Definição do (os) tema (s). Sempre que possível, é interessante que o TST faça uma introdução.
Os temas devem ter ligação com o tipo de atividade executada pelo grupo. 
É possível fazer uma lista de temas para o ano todo e eventualmente, um ou outro tema específico pode ser apresentado, caso seja necessário.
 Recomendações
1.     Todos devem assinar uma lista de participação no DDS;
2.     O DDS não é uma reunião, portanto não se deve abrir para discussão em torno do tema apresentado ou você acabará perdendo o controle;
3.     Não deixe que assuntos paralelos desviem a atenção do tema escolhido;
4.     O Serviço de segurança deve auditar (registrar em formulário próprio) os DDS para saber se estão sendo realizados a contento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário