Tão importante quanto ser especialista no que se
faz é ter uma boa postura profissional.
Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a
alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas
situações, podem ocasionar ‘prejuízos’ graves. Afinal, para
iniciar um bom trabalho, nada como começar com uma boa impressão, e para
isso, a etiqueta empresarial é essencial.
Sabemos o quanto é difícil conseguir um emprego nos
dias de hoje, por isso devemos valorizá-lo com muita determinação. Aqui estão algumas dicas de
comportamento.
Cordialidade, sim. Intimidade,
não.
Evite nas relações profissionais chamar as
pessoas de “querida”, “meu bem”, “amor” e todas as variações do gênero (proíba
a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma
distância razoável, não grite nem gesticule demais.
Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado(a) e por
favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa,
em qualquer ocasião. Do porteiro do escritório ao presidente da empresa
Vestimenta
Comportamento
Horário
Pontualidade causa boa impressão. Chegue no horário ou alguns minutos mais cedo para evitar situações constrangedoras, faça o possível para não se atrasar e saia no horário estipulado.
Cuide de sua higiene pessoal e do local onde trabalha. Mantenha tudo do jeito como encontrou, jogue o lixo no local adequado. Caso tenha sujado o local, limpe e se seu emprego exige uma boa aparência, siga as orientações passadas para você.
Conversa
Troque informações com seus colegas de trabalho. Ouça o que eles têm a dizer e interaja no momento certo, não atropelando ninguém no meio da conversa.
Quebre o gelo
Ao chegar ou ao sair, deseje “Bom dia”, “Boa tarde”, “Olá, tudo bem?” ou “Bom fim de semana”. Isso faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas e confortáveis no ambiente.
Celular
Evite toques exagerados e com o volume muito alto. Isso chama a atenção e dispersa a concentração das outras pessoas.
Ideias são bem vindas
Respeite a privacidade alheia
Não mexa em pertences que não são seus, trabalhos de colega ou do chefe sem autorização.
Seja prestativo
Ofereça ajuda aos colegas com dificuldade, isso demonstra poder de liderança, mas tome cuidado para isso se não tornar constante e repetitivo. Isso pode interferir em seu desempenho profissional.
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PORTAL HSEQ
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