quarta-feira, 7 de março de 2012

Etiqueta empresarial






Tão importante quanto ser especialista no que se faz é ter uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar ‘prejuízos’ graves. Afinal, para iniciar um bom trabalho, nada como começar com uma boa impressão, e para isso, a etiqueta empresarial é essencial.
Sabemos o quanto é difícil conseguir um emprego nos dias de hoje, por isso devemos valorizá-lo com muita determinação. Aqui estão algumas dicas de comportamento.

Cordialidade, sim. Intimidade, não.

Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de “querida”, “meu bem”, “amor” e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro do escritório ao presidente da empresa

Vestimenta

Algumas empresas optam por ter uniformes de trabalho, o que é ótimo, pois 
isso evita deslizes dos funcionários. Mas, caso sua empresa não utilize uniformes, evite roupas transparentes, decotadas, saias curtas e lingeries à mostra. Isso causa desconforto tanto para que esteja usando quanto para os que presenciam a situação.

Comportamento

Saber dosar as brincadeiras no ambiente onde todos estão concentrados em seu trabalho é muito bom. Haverá momentos para descontração, evite utilizar gírias em excesso e principalmente palavrões. Evite também criticar os seus colegas de serviço.

Horário

Pontualidade causa boa impressão. Chegue no horário ou alguns minutos mais cedo para evitar situações constrangedoras, faça o possível para não se atrasar e saia no horário estipulado.

Limpeza

Cuide de sua higiene pessoal e do local onde trabalha. Mantenha tudo do jeito como encontrou, jogue o lixo no local adequado. Caso tenha sujado o local, limpe e se seu emprego exige uma boa aparência, siga as orientações passadas para você.

Conversa

Troque informações com seus colegas de trabalho. Ouça o que eles têm a dizer e interaja no momento certo, não atropelando ninguém no meio da conversa.

Quebre o gelo

Ao chegar ou ao sair, deseje “Bom dia”, “Boa tarde”, “Olá, tudo bem?” ou “Bom fim de semana”. Isso faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas e confortáveis no ambiente.

Celular

Evite toques exagerados e com o volume muito alto. Isso chama a atenção e dispersa a concentração das outras pessoas.

Ideias são bem vindas

Muitas vezes algumas ideias podem parecer absurdas, mas, em algum momento podem ajudar a solucionar problemas.

Respeite a privacidade alheia

Não mexa em pertences que não são seus, trabalhos de colega ou do chefe sem autorização.

Seja prestativo

Ofereça ajuda aos colegas com dificuldade, isso demonstra poder de liderança, mas tome cuidado para isso se não tornar constante e repetitivo. Isso pode interferir em seu desempenho profissional.


By
PORTAL HSEQ


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