domingo, 15 de abril de 2012

ENTREVISTA DE HSEQ - ABRIL






Boa noite amigos, é com um grande prazer que realizo mais uma entrevista do Portal HSEQ. A entrevistada desse mês de abril é  Fernanda Xavier, Formada em Administração de Empresas e Técnica em Segurança do Trabalho. Atualmente desenvolve a atividade de Assistente de Processos e Qualidade em um hospital privado em Campos dos Goytacazes/RJ.

PORTAL HSEQ: Como iniciou sua carreira?
 O início de minha carreira como TST se deu em 2006. Na época eu comecei como estagiária em uma Ferrovia. Antes mesmo de finalizar o estágio obtive  uma proposta de assumir a função de TST de uma empresa que prestava serviço para a Ferrovia.
O desafio foi muito grande, pois eu respondia pelos colaboradores que atuavam aqui em Campos e por outro grupo de Lavras/MG. Mas a bagagem profissional adquirida foi extremamente importante para o meu crescimento, até porque eu estava atuando em uma prestadora de serviços do grupo Vale, empresa que preza por uma política séria de segurança e saúde no trabalho.

PORTAL HSEQ: Fale um pouco sobre seu dia a dia no trabalho.
 Atualmente eu não exerço a função de TST, mas até quatro meses atrás eu atuava no SESMT.
Minha experiência na área é de quase 6 anos, durante este período, além da experiência já adquirida na ferrovia, trabalhei 3 anos em uma Usina de Cana de Açúcar e quase 2 anos no Hospital. Instituições com ramos de atividades totalmente diferentes, mas que só agregaram valor a minha profissão.
O dia a dia de trabalho se difere muito, pois em alguns períodos eu me dedicava totalmente aos colaboradores em campo; liberando PT, participando de DDS, fazendo inspeções de rotina, liberando EPI e ministrando treinamentos. Em outros momentos, eu me dedicava à parte burocrática do SESMT; elaboração de plano de ação do setor, elaboração de PPRA, emissão de PPP, organização de processo eleitoral da CIPA ou CIPATR,  definição de fluxograma de comunicação de acidente do trabalho, cadastramento CAT´s, entre outras atividades. No hospital, eu ainda auxiliava no PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde. Durante minha atuação no SESMT do Hospital, recebemos pela sexta vez o Selo de Responsabilidade Social e o comprometimento e a satisfação no desenvolvimento do trabalho em equipe influenciaram muito na obtenção do selo.

PORTAL HSEQ: Em seu ponto de vista, o setor de HSEQ das empresas são setores sérios ou existe apenas para cumprir a legislação?
 Acredito que esta questão é de inteira responsabilidade dos profissionais da área. O envolvimento dos colaboradores e o apoio da diretoria de qualquer organização será uma realidade a partir do momento em que o SESMT conseguir demonstrar a importância das atividades realizadas pelo setor e os benefícios gerados para a empresa; que além de cumprir com suas obrigações perante o Ministério do Trabalho, estará proporcionando aos seus colaboradores segurança e saúde no trabalho e o mais importante, contribuindo para o aumento da motivação do trabalhador.

PORTAL HSEQ: Em seu ponto de vista qual será o futuro desses profissionais no âmbito Regional NF?
Percebo que o futuro dos profissionais da área é extremamente promissor, visto o grande número de empresas que estão se instalando na região devido a construção do Porto do Açu e a exploração do pré-sal.

PORTAL HSEQ: Sabemos que os profissionais de HSEQ têm que intermediar uma boa relação entre empregador e empregado, será que dá para manter a imparcialidade e ser justo mesmo sabendo que isso pode implicar em conseqüências não tão boas?
Não tenho dúvida da possibilidade do bom relacionamento do HSEQ com empregador e empregado, até porque nos preparamos para lidar com esta situação e todas as questões levantadas serão baseadas na legislação em vigor. O segredo está na forma em que o profissional vai se colocar diante das situações que surgirão.

PORTAL HSEQ: Qual a principal dica para empresas que queiram ter um ambiente de trabalho seguro e sem acidentes?
Investir em SMS e valorizar os profissionais da área.

PORTAL HSEQ: Como proceder diante de uma situação que afronte as normas vigentes de SMS?
Como eu falei anteriormente, o profissional deverá saber lidar com esta situação, apresentando argumentos baseados na legislação  e demonstrando as reais conseqüências pelo não cumprimento das normas estabelecidas.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido, extensivo a equipe (SESMT).
O portal agradece a atenção e colaboração com a qual nos reportou e particularmente expresso a enorme satisfação, que foi trabalharmos juntos na FCA/Vale, uma empresa sensacional, feita de pessoas fantásticas. 


 Edgar Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário