sexta-feira, 27 de abril de 2012

O QUE É CRÉDITO DE CARBONO?



Vamos entender um pouco mais desse assunto?
É simples:
Tudo começou em 1997, quando foi assinado o Protocolo de Kyoto, que nada mais é do que um acordo entre países membros da ONU se comprometendo a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. Mas por quê? Porque os gases do efeito estufa acabam contribuindo para o fenômeno do aquecimento global.
O que acontece é que muitas empresas não conseguem reduzir essa emissão, enquanto outras conseguem cumprir a cota estabelecida no acordo. Foi daí que surgiram os “créditos de carbono”.
Os créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados dados a uma empresa que consegue reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Um exemplo? Um aterro sanitário. Ele tem lixo, certo? Lá é gerado um gás poluente, o metano (CH4). Muitos aterros captam esse gás e o tratam antes de liberá-lo para o ar. Isso polui menos e com isso eles podem vender um documento para outra empresa que polui mais do que a lei permite.
Esse tal documento é crédito de carbono – um papel que prova que alguém deixou de poluir ou polui menos. E, além disso, ele pode ser vendido por essas empresas que não poluem tanto para outras que poluem mais.
Mas onde uma empresa pode comprar esse crédito? Um simples exemplo: em uma fábrica japonesa, que tem cadeia produtiva muito limpa, ou seja, polui pouquíssimo. Corporações que conseguem cumprir a meta de redução das emissões, ganhando esse crédito, podem negociá-lo diretamente com empresas ou por meio de bolsa de valores.
E quanto vale um crédito de carbono? Ele equivale a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), ou seja, quando uma indústria deixa de emitir essa quantidade ela ganha um crédito. Do total desses créditos disponíveis para venda no mercado mundial, 15% vêm do Brasil. Nosso país é um dos que mais formula projetos e gera créditos de carbono.


Um comentário:

  1. Cara, seu blog eh mto bom, mas poderia ter a data das postagens, assim como em qq blog. Fica a dica, pois nao da pra saber se a postagem eh atual ou nao. Abs,
    Fabio

    ResponderExcluir