quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

AUDITORIA SISTEMÁTICA DE HSE



Auditoria Comportamental de
HSE NÃO TEM CARÁTER PUNITIVO.


Os estudos têm demonstrado que por maiores que sejam os esforços das empresas, existem muitas dificuldades para se conseguir melhorar o desempenho comportamental dos funcionários.

E muitos acidentes acabam ocorrendo devido ao comportamento inseguro ou abaixo do padrão desejado durante a jornada de trabalho.

A Auditoria Comportamental de HSE é um instrumento de controle que possibilita aos gestores de HSEQ conhecer o comportamento dos funcionários com relação ao cumprimento dos procedimentos seguros pré estabelecidos.

A Auditoria Comportamental de HSE deve ser realizada de forma sistemática e periódica, pelo menos a cada mês e mais importante, com respaldo da gerência.

Um cronograma de ação deve ser estabelecido pelo pessoal do HSE estabelecendo os períodos em que as áreas irão passar pelo processo de auditoria, sugerindo seus participantes o seguinte modo de aplicação:

A execução das Auditorias Comportamental de HSE terá como modelo base à uma planilha focando principalmente os seguintes assuntos e observações:

a) Reação das pessoas como: Mudança de posição, parando o serviço, ajustando EPI, adequado o serviço e reatividade.

b) Posição das pessoas como: Bater contra/ser atingido por, ficar preso, risco de queda, risco de queimadura, risco de choque elétrico, inalar ou ingerir contaminantes, postura inadequada esforço inadequado.

c) Equipamento de proteção individual como: Cabeça, sistema respiratório, olhos e rosto, ouvidos, mãos e braços, tronco, pés e pernas.

É importante observar que as pessoas reagem quando uma pessoa ou grupo de pessoas realiza na área uma inspeção ou auditoria, seja de qualidade ou SMS.

d) Ferramentas e equipamentos como: Impróprias para o serviço, usadas incorretamente ou em condições inseguras.

e) Procedimentos como: Inadequados, não existem ou não seguidos.

f) Ordem, limpeza e arrumação como: Local sujo, local desorganizado e local com vazamento e poluição.

Muitas vezes as reações são involuntárias, porém neste processo de Auditoria Comportamental o objetivo é observar e reeducar o funcionário para a nova postura seguras desejadas.


Abaixo um check-list como auxílio nas auditorias sistemáticas.

Questões para inspeção

Dias da inspeção

Cada situação deverá ter uma evidência objetiva para consubstanciá-la. (Se possível foto)










1. Há algum empregado trabalhando sem EPI, pessoal da admi-nistração ou visitante transitando pela área sem EPI (em locais onde é obrigado o uso de EPI), durante a inspeção?    









2.  Há algum local de trabalho, onde seja obrigatório o uso de EPI,
sem placa mostrando essa obrigatoriedade?









3.  Há emanação de fumaças ou fuligens para dentro das instalações,
que possam representar riscos à saúde dos empregados? 









4. Todo os resíduos da empresa (efluentes) estão sendo recolhidos
em tanque, para posterior remoção ou tratamento?









5. As condições de iluminação das instalações e postos de trabalho
são satisfatórias?









6. Os manifestos de retirada de resíduo, por empresa cadastrada na
FEEMA, estão disponíveis, atualizados, e batem com a realidade? 









7.  Há algum ponto da empresa onde águas residuais ainda não este-jam sendo tratadas ou armazenadas para retirada com manifesto?









8.  O responsável por SMS possui treinamento em segurança, com o devido registro?









9. Os empregados tiveram treinamento/palestras, sobre segurança e
saúde ocupacional, com os devidos registros?









10. Há local específico para os empregados fazerem suas refeições, com mesas, cadeiras, forno e outras facilidades?  









11. No banheiro, há número suficiente de chuveiros e vasos sanitá-rios, em função do número de empregados?









12. Há vestiário, com armários, cadeados e nomes dos empregados?









13. Há bebedouros dentro das instalações, funcionando e em número suficiente, para os empregados?









14. Há análise físico-química e microbiológica da água bebida pelos empregados, dentro de uma frequência pré-determinada?









15. As instalações sanitárias dos empregados estão em boas condi-ções de higiene e limpeza?









16. O vestiário dos empregados está limpo e higienizado?









17. Os empregados estão com seus uniformes limpos e em boas con-dições de uso? (Levar em consideração o tipo de trabalho).









18.  Há materiais, produtos, equipamentos, peças, encostadas, esto-cadas, dentro das instalações, que estejam representando riscos para os empregados ou cair sobre eles, quando têm que manuseá-las?









19.  Há algum termômetro e/ou manômetro nos processos de traba-lho, indicando temperatura e pressão errôneas? (Instrumentos desca-librados e/ou quebrados)?









20.  A rede de incêndio está com a pressão de água adequada?









21. Há mangueiras para água de incêndio em bom estado de uso? 









22. Os extintores estão com sinalização de 1m2 abaixo deles, dentro da validade e bem distribuídos pelas instalações da empresa?









23.  Há croquis das instalações da empresa mostrando onde estão os extintores, onde há mangueiras e pontos para conexão delas com a rede de água de incêndio? 









24. Os empregados sabem como manusear extintores de incêndio?









25. Há canaletas e tanque para coletar a água da chuva, para uso interno, visando evitar que resíduos sejam arrastados para fora da empresa?









26.  Há alguma tubulação/linha de água residual interna, que tenha ligação para fora da empresa, com válvula aberta (risco de vaza-mento)? Vale também para bacias de contenção (diesel, óleos, etc)









27. Há pára-raios nas instalações da empresa?









28. Os empregados tiveram treinamento, com registro, em primeiros socorros?









29. Há mapa de risco para as instalações da empresa e atualizado?









30. Os PCMSO´s de todos os empregados estão atualizados e dis-poníveis?









31. Há representante da CIPA na empresa, os demais empregados sabem o que é CIPA e conhecem esse seu representante?









32. Há tambores para coleta de lixo dentro das instalações da empre-
sa, sinalizados e em número julgado suficiente? (É fácil usá-los?)   









33. Os empregados têm abertura e condições de darem sugestões pa-
ra melhorar a segurança nas instalações da empresa?









34.  O horário do almoço dos empregados é respeitado pela Direção da empresa?









35. A necessidade de hora extra dos empregados lhes é comunicada e as dificuldades particulares são levadas em consideração? 









36. O horário de saída é respeitado pela Direção (salvo motivos de força maior, como cargas extras e não programadas de Pedidos de clientes, que exijam esforços para fazer faturamento necessário para a saúde financeira da empresa e saudar seus compromissos)?









37.  Empilhadeiras e/ou paleteiras possuem sinalização de carga má-xima?









38. Há quadro mostrando que todos os empregados receberam orien-tações e instruções para atuar/trabalhar nos atuais postos de trabalho e exercerem as tarefas que lhes foram confiadas?









39. Há encarregados e/ou supervisores para as atividades e tarefas operacionais e todos os empregados os conhecem?









40. As instalações elétricas dentro da área operacional estão em perfeito estado de uso e não representam riscos quando são aciona-das? (fusíveis, disjuntores, chaves, interruptores, quadros de força)









41. Há registro de desratizações periódicas nas instalações da em-presa? (Os pontos devem estar indicados no croquis da empresa).









42.  Há caixa com materiais de primeiros socorros dentro das insta-lações e de fácil acesso para os empregados?









43. Os equipamentos que representam risco, como caldeiras, vasos de gás, tanques com produtos inflamáveis, estão sinalizados?









44. Os produtos que apresentam riscos, quando armazenados, estão
sinalizados e guardados livres de situações perigosas (gás, solventes, tintas, produtos químicos)?









45.Os lavatórios e pias possuem sabonete, pasta e papel e/ou toalhas para um asseio adequado antes das refeições e no final do dia?  









46. As demarcações dos extintores no solo (1m2) estão livres e desimpedidas?









47. As portas de escape e saída dos empregados, quando tiverem que evacuar a partir das áreas de trabalho, abrem para fora?









48. As instalações de trabalho são varridas, lavadas e/ou higieniza-das, diariamente?









49. Chove dentro das instalações, nos postos de trabalho, em dias de chuvas, comprometendo as condições de trabalho e a saúde dos empregados?









50. Há equipamentos, máquinas, ferramentas ou instrumentos sendo usados sem manutenção ou lubrificação, colocando em risco quem os usa? (Perguntar aos empregados)









51. Todos os resíduos líquidos, sólidos e gasosos que a empresa gera
estão identificados e controlados?









52. A aeração das instalações da empresa é considerada boa?









53. Há alguma sala de emergência, onde um empregado acidentado possa ficar repousando em maca, enquanto aguarda atendimento?









54. A Direção da empresa possui nomes de hospitais ou postos de saúde, próximos,  para onde possa transferir rapidamente qualquer empregado acidentado em suas instalações? (Quanto tempo?)  









55.  Ela possui à mão o número de telefones para emergências, co-mo de Bombeiros, hospitais, postos de atendimento médicos?









56.  Os tanques e equipamentos da empresa possuem aterramento?









57. Os empregados estão com sapatos adequados às condições dos locais e tarefas em que atuam?









58.  Há jornada de trabalho definida e está sendo cumprida?









59.  Há bancos, onde os empregados que trabalham em pé possam, se necessário, descansar por alguns instantes?









60. A empresa fornece café da manhã para seus empregados? (Café, pão, leite ou outros alimentos)









61. As áreas de circulação dentro das instalações da empresa estão sinalizadas, para informar e resguardar as pessoas e empregados que têm que transitar dentro delas?









62. A Direção e o responsável por SMS fizeram alguma campanha interna de prevenção de acidentes, nos últimos 6 meses?









63. Há cartazes sobre prevenção de acidentes, comportamento no trabalho, senso de equipe em situações de emergência, uso correto de ferramentas e equipamentos, entre outros, dentro das instalações da empresa? 









64. Há cartazes sobre “Proibido Fumar” dentro das instalações da empresa?









65. Há sistema interno de comunicação (rádio, walk-talk, interfones), para casos em que empregados, encarregado/supervisor, necessitem comunicar-se com a Direção para emergências?









66. Há registros de acidentes e análises de causas, para que melhorias possam ser implementadas posteriormente?









67. As áreas de atividades operacionais estão demarcadas no solo e sinalizadas?









68. Há quadro dentro das instalações da empresa, de fácil visualização pelos empregados, para afixar avisos sobre assuntos de interesses deles, ou eles são comunicados por outros meios, como via boletins, encontros? (Perguntar aos empregados)  









69. A planta baixa das instalações da empresa está atualizada em relação à realidade do momento e validada pelos Bombeiros?









70.  Há menores de idade (abaixo de 18 anos) trabalhando nas instalações da empresa? (A Direção contrata menores de idade?)









71. Há separador de Água-Óleo (SÃO) na empresa, pertinente às suas operações, em funcionamento normal, enquadrando o efluente?









72. As linhas de Utilidades estão pintadas conforme convenção ABNT (Gás=Amarelo; Água potável/industrial=Verde; Água de Incêndio=Vermelha; Ar Comprimido=Azul; Vapor= Cinza)?









73. Os extintores  de incêndio estão dentro da validade?









74. As mangueiras de incêndio, em número suficiente para a empresa, estão testadas e corretamente guardadas?












 Senhores, este é um guia prático que ajudará nas inspeções de rotinas. Lembrem-se de para cada situação NC não conformidade, implicará numa justificativa ou numa ação de melhoria imediata, com prazo previsto   devidamente registrado e  com conhecimento dos gestores setoriais.  A questão NÃO PERTINENTE receberá NA, ou seja, NÃO SE APLICA.


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