Auditoria
Comportamental de
HSE NÃO TEM CARÁTER PUNITIVO.
Os estudos têm demonstrado que
por maiores que sejam os esforços das empresas, existem muitas dificuldades
para se conseguir melhorar o desempenho comportamental dos funcionários.
E muitos acidentes acabam
ocorrendo devido ao comportamento inseguro ou abaixo do padrão desejado durante
a jornada de trabalho.
A Auditoria Comportamental de HSE é um instrumento de controle que possibilita aos gestores de HSEQ conhecer o
comportamento dos funcionários com relação ao cumprimento dos procedimentos
seguros pré estabelecidos.
A Auditoria Comportamental de HSE deve ser realizada de forma sistemática e periódica, pelo menos a cada mês e mais importante, com respaldo da gerência.
Um cronograma de ação deve ser
estabelecido pelo pessoal do HSE estabelecendo os períodos em que as áreas irão
passar pelo processo de auditoria, sugerindo seus participantes o seguinte modo
de aplicação:
A execução das Auditorias
Comportamental de HSE terá como modelo base à uma planilha focando
principalmente os seguintes assuntos e observações:
a) Reação das pessoas como: Mudança
de posição, parando o serviço, ajustando EPI, adequado o serviço e reatividade.
b) Posição das pessoas como: Bater
contra/ser atingido por, ficar preso, risco de queda, risco de queimadura,
risco de choque elétrico, inalar ou ingerir contaminantes, postura inadequada
esforço inadequado.
c) Equipamento de proteção individual como: Cabeça,
sistema respiratório, olhos e rosto, ouvidos, mãos e braços, tronco, pés e
pernas.
É importante observar que as
pessoas reagem quando uma pessoa ou grupo de pessoas realiza na área uma
inspeção ou auditoria, seja de qualidade ou SMS.
d) Ferramentas e equipamentos como: Impróprias
para o serviço, usadas incorretamente ou em condições inseguras.
e) Procedimentos como:
Inadequados, não existem ou não seguidos.
f) Ordem, limpeza e arrumação como: Local
sujo, local desorganizado e local com vazamento e poluição.
Muitas vezes as reações são
involuntárias, porém neste processo de Auditoria Comportamental o objetivo é
observar e reeducar o funcionário para a nova postura seguras desejadas.
Abaixo um check-list como auxílio nas auditorias sistemáticas.
Questões para inspeção |
Dias da inspeção |
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Cada situação deverá ter uma evidência objetiva para consubstanciá-la. (Se possível foto) |
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1. Há algum empregado
trabalhando sem EPI, pessoal da admi-nistração ou visitante transitando pela
área sem EPI (em locais onde é obrigado o uso de EPI), durante a
inspeção?
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2. Há algum local de trabalho, onde seja
obrigatório o uso de EPI,
sem placa mostrando essa
obrigatoriedade?
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3. Há emanação de fumaças ou fuligens para
dentro das instalações,
que possam representar
riscos à saúde dos empregados?
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4. Todo os resíduos da
empresa (efluentes) estão sendo recolhidos
em tanque, para posterior
remoção ou tratamento?
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5. As condições de
iluminação das instalações e postos de trabalho
são satisfatórias?
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6. Os manifestos de
retirada de resíduo, por empresa cadastrada na
FEEMA, estão disponíveis,
atualizados, e batem com a realidade?
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7. Há algum ponto da empresa onde águas
residuais ainda não este-jam sendo tratadas ou armazenadas para retirada com
manifesto?
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8. O responsável por SMS possui treinamento em
segurança, com o devido registro?
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9. Os empregados tiveram
treinamento/palestras, sobre segurança e
saúde ocupacional, com os
devidos registros?
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10. Há local específico
para os empregados fazerem suas refeições, com mesas, cadeiras, forno e
outras facilidades?
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11. No banheiro, há número
suficiente de chuveiros e vasos sanitá-rios, em função do número de
empregados?
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12. Há vestiário, com
armários, cadeados e nomes dos empregados?
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13. Há bebedouros dentro
das instalações, funcionando e em número suficiente, para os empregados?
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14. Há análise físico-química
e microbiológica da água bebida pelos empregados, dentro de uma frequência
pré-determinada?
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15. As instalações
sanitárias dos empregados estão em boas condi-ções de higiene e limpeza?
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16. O vestiário dos
empregados está limpo e higienizado?
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17. Os empregados estão
com seus uniformes limpos e em boas con-dições de uso? (Levar em consideração
o tipo de trabalho).
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18. Há materiais, produtos, equipamentos,
peças, encostadas, esto-cadas, dentro das instalações, que estejam
representando riscos para os empregados ou cair sobre eles, quando têm que
manuseá-las?
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19. Há algum termômetro e/ou manômetro nos
processos de traba-lho, indicando temperatura e pressão errôneas?
(Instrumentos desca-librados e/ou quebrados)?
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20. A rede de incêndio está com a pressão de
água adequada?
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21. Há mangueiras para
água de incêndio em bom estado de uso?
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22. Os extintores estão
com sinalização de 1m2 abaixo deles, dentro da validade e bem distribuídos
pelas instalações da empresa?
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23. Há croquis das instalações da empresa
mostrando onde estão os extintores, onde há mangueiras e pontos para conexão
delas com a rede de água de incêndio?
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24. Os empregados sabem
como manusear extintores de incêndio?
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25. Há canaletas e tanque
para coletar a água da chuva, para uso interno, visando evitar que resíduos
sejam arrastados para fora da empresa?
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26. Há alguma tubulação/linha de água residual
interna, que tenha ligação para fora da empresa, com válvula aberta (risco de
vaza-mento)? Vale também para bacias de contenção (diesel, óleos, etc)
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27. Há pára-raios nas
instalações da empresa?
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28. Os empregados tiveram
treinamento, com registro, em primeiros socorros?
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29. Há mapa de risco para
as instalações da empresa e atualizado?
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30. Os PCMSO´s de todos os
empregados estão atualizados e dis-poníveis?
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31. Há representante da
CIPA na empresa, os demais empregados sabem o que é CIPA e conhecem esse seu
representante?
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32. Há tambores para
coleta de lixo dentro das instalações da empre-
sa, sinalizados e em
número julgado suficiente? (É fácil usá-los?)
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33. Os empregados têm
abertura e condições de darem sugestões pa-
ra melhorar a segurança
nas instalações da empresa?
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34. O horário do almoço dos empregados é
respeitado pela Direção da empresa?
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35. A necessidade de hora
extra dos empregados lhes é comunicada e as dificuldades particulares são
levadas em consideração?
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36. O horário de saída é
respeitado pela Direção (salvo motivos de força maior, como cargas extras e
não programadas de Pedidos de clientes, que exijam esforços para fazer
faturamento necessário para a saúde financeira da empresa e saudar seus
compromissos)?
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37. Empilhadeiras e/ou paleteiras possuem
sinalização de carga má-xima?
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38. Há quadro mostrando
que todos os empregados receberam orien-tações e instruções para
atuar/trabalhar nos atuais postos de trabalho e exercerem as tarefas que lhes
foram confiadas?
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39. Há encarregados e/ou
supervisores para as atividades e tarefas operacionais e todos os empregados
os conhecem?
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40. As instalações
elétricas dentro da área operacional estão em perfeito estado de uso e não
representam riscos quando são aciona-das? (fusíveis, disjuntores, chaves,
interruptores, quadros de força)
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41. Há registro de
desratizações periódicas nas instalações da em-presa? (Os pontos devem estar
indicados no croquis da empresa).
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42. Há caixa com materiais de primeiros
socorros dentro das insta-lações e de fácil acesso para os empregados?
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43. Os equipamentos que
representam risco, como caldeiras, vasos de gás, tanques com produtos
inflamáveis, estão sinalizados?
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44. Os produtos que
apresentam riscos, quando armazenados, estão
sinalizados e guardados
livres de situações perigosas (gás, solventes, tintas, produtos químicos)?
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45.Os lavatórios e pias
possuem sabonete, pasta e papel e/ou toalhas para um asseio adequado antes
das refeições e no final do dia?
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46. As demarcações dos
extintores no solo (1m2) estão livres e desimpedidas?
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47. As portas de escape e
saída dos empregados, quando tiverem que evacuar a partir das áreas de
trabalho, abrem para fora?
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48. As instalações de
trabalho são varridas, lavadas e/ou higieniza-das, diariamente?
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49. Chove dentro das
instalações, nos postos de trabalho, em dias de chuvas, comprometendo as
condições de trabalho e a saúde dos empregados?
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50. Há equipamentos,
máquinas, ferramentas ou instrumentos sendo usados sem manutenção ou
lubrificação, colocando em risco quem os usa? (Perguntar aos empregados)
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51. Todos os resíduos
líquidos, sólidos e gasosos que a empresa gera
estão identificados e
controlados?
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52. A aeração das
instalações da empresa é considerada boa?
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53. Há alguma sala de
emergência, onde um empregado acidentado possa ficar repousando em maca,
enquanto aguarda atendimento?
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54. A Direção da empresa
possui nomes de hospitais ou postos de saúde, próximos, para onde possa transferir rapidamente
qualquer empregado acidentado em suas instalações? (Quanto tempo?)
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55. Ela possui à mão o número de telefones para
emergências, co-mo de Bombeiros, hospitais, postos de atendimento médicos?
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56. Os tanques e equipamentos da empresa
possuem aterramento?
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57. Os empregados estão
com sapatos adequados às condições dos locais e tarefas em que atuam?
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58. Há jornada de trabalho definida e está
sendo cumprida?
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59. Há bancos, onde os empregados que trabalham
em pé possam, se necessário, descansar por alguns instantes?
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60. A empresa fornece café
da manhã para seus empregados? (Café, pão, leite ou outros alimentos)
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61. As áreas de circulação
dentro das instalações da empresa estão sinalizadas, para informar e
resguardar as pessoas e empregados que têm que transitar dentro delas?
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62. A Direção e o
responsável por SMS fizeram alguma campanha interna de prevenção de
acidentes, nos últimos 6 meses?
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63. Há cartazes sobre
prevenção de acidentes, comportamento no trabalho, senso de equipe em
situações de emergência, uso correto de ferramentas e equipamentos, entre
outros, dentro das instalações da empresa?
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64. Há cartazes sobre
“Proibido Fumar” dentro das instalações da empresa?
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65. Há sistema interno de
comunicação (rádio, walk-talk, interfones), para casos em que empregados,
encarregado/supervisor, necessitem comunicar-se com a Direção para
emergências?
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66. Há registros de
acidentes e análises de causas, para que melhorias possam ser implementadas
posteriormente?
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67. As áreas de atividades
operacionais estão demarcadas no solo e sinalizadas?
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68. Há quadro dentro das
instalações da empresa, de fácil visualização pelos empregados, para afixar
avisos sobre assuntos de interesses deles, ou eles são comunicados por outros
meios, como via boletins, encontros? (Perguntar aos empregados)
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69. A planta baixa das
instalações da empresa está atualizada em relação à realidade do momento e
validada pelos Bombeiros?
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70. Há menores de idade (abaixo de 18 anos)
trabalhando nas instalações da empresa? (A Direção contrata menores de
idade?)
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71. Há separador de
Água-Óleo (SÃO) na empresa, pertinente às suas operações, em funcionamento
normal, enquadrando o efluente?
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72. As linhas de Utilidades
estão pintadas conforme convenção ABNT (Gás=Amarelo; Água
potável/industrial=Verde; Água de Incêndio=Vermelha; Ar Comprimido=Azul;
Vapor= Cinza)?
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73. Os extintores de incêndio estão dentro da validade?
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74. As mangueiras de incêndio,
em número suficiente para a empresa, estão testadas e corretamente guardadas?
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