quinta-feira, 5 de abril de 2012

DICAS DO PREVENILDO




Amigos, nesta edição o tema abordado será a comunicação dos profissionais de HSE diante de uma situação não conforme.

Caros colegas de profissão (Técnicos de Segurança no Trabalho / HSE), fazer uma análise sistemática antes das abordagens é uma prática recomendável, principalmente quando os colaboradores encontram-se num comportamento inseguro, sem utilizar os EPI’s entre outras situações de risco. Tenho observado muitos colegas de profissão, que ao invés de se preocuparem em avaliar o risco da atividade e  conscientizar os colaboradores, quanto ao uso de EPI’s e a importância do comportamento seguro, se preocupam em mostrar superioridade e que podem coloca-los para fora da empresa, principalmente quando se tratam de empresas, que contratam terceiros, para realização de serviços de manutenção e obras civis. É impressionante como tem Técnico de Segurança que se acha com o rei na barriga ou o dono da verdade. Estes dias um colaborador veio me contar que, um TST parou em sua frente, cruzou os braços e lhe perguntou de maneira arrogante, você sabe o que esta errado aqui? Pobre do colaborador se sentiu humilhado e não soube responder, pois o mesmo estava no horário de almoço e não foi informado, que deveria fazer o trajeto até o restaurante fazendo uso do capacete e do óculos de proteção contra impacto, pois estava havendo uma manutenção de uma tubulação numa parte do caminho até o restaurante, o que deveria ser avisado previamente para o SESMT da empresa contratada para que comunicasse a todos os colaboradores.
Esse é um ponto importantíssimo, devemos criar situações que possibilite os colaboradores trabalhar e transitar com segurança nas dependências da empresa.
É de suma importância saber abordar os colaboradores, durante o Feed Back faça um elogio antes de sugerir que o mesmo se comporte de maneira adequada ou faça uso de determinado EPI. Por exemplo, diga ao colaborador, você esta de parabéns em utilizar corretamente os óculos, mas também é importante o uso do protetor auricular, pois o ruído pode causar danos irreversíveis a sua saúde. Seja gentil e mostre que esta preocupado com a saúde e a integridade física do colaborador, e não apenas querendo ser superior e mostrar quem manda aqui, faça dos colaboradores seus aliados e não seus inimigos. Seja firme se preciso, mas nunca grosso ou arrogante. Trate as pessoas com respeito, e tenho certeza que as mesmas saberão retribuir, se comportando de forma segura.

Abraços do amigo Prevenildo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário