O gestor de pessoas da empresa é peça fundamental para o bom andamento de um
negócio. Esse profissional precisa motivar e estimular funcionários,
colaboradores e fornecedores a alavancar resultados satisfatórios para o
negócio. Entretanto não é simples liderar pessoas e mesmo assim respeitar as
habilidades de cada uma delas. O portal HSEQ reuniu os 10 erros que os gestores
costumam cometer na hora de comandar suas equipes:
1 - Tratar pessoas como máquinas
Antes de qualquer coisa o gestor precisa tratar
todos com educação e mostrar que está aberto a quaisquer tipos de perguntas. A
partir do momento que ele passa a escutar mais os funcionários e a pedir ordens
completas e não de forma burocrática, o relacionamento melhora. A dica é sempre
manter uma boa comunicação e tentar entender o comportamento das pessoas, mas
sempre preservando a condição de chefe.
2 - Ser arrogante
Agir como se fosse o dono da verdade e não deixar
ninguém se expressar a respeito de um assunto é outro problema que ocorre
constantemente em algumas gestões. O chefe tem papel de destaque, mas não
precisa se utilizar do cargo para impor respeito. Esse tipo de postura
arrogante desmotiva a equipe e faz com que os funcionários tenham medo de
colocar suas opiniões. Além disso, o clima desfavorável também leva à
improdutividade, pois as pessoas gastarão mais energia falando mal do gestor do
que no trabalho.
3 - Deixar de fazer planejamento
Para o negócio ser bem sucedido é necessário que o
gestor faça planejamento a curto e longo prazo. Com esse plano dá para fazer
uma análise da economia e do mercado para ver como está a atuação da empresa.
Também é necessário entender estratégias globais de organização, definir metas,
cronogramas, monitoramentos e avaliações.
4 - Ignorar os retornos
O gestor precisa saber cobrar os resultados. Não
adianta apenas pedir, mas não ajudar na estruturação ou correção de desempenho
e postura. É preciso procurar o momento e local ideal, de preferência em uma
conversa individual, para que não haja constrangimentos e abordar o assunto.
Esse profissional também precisa estar preparado para ouvir críticas sobre sua
própria atuação, pois não é apenas porque está em cargo de chefia que ele sabe
de tudo.
5 - Centralizar tudo
A partir do momento que o gestor não centraliza
suas funções e delega à equipe, ele motiva mais os trabalhadores e faz com que
eles se sintam parte das metas e resultados da empresa. O próprio gestor, com
essa postura, pode se apegar em novos desafios, pois terá uma equipe preparada
e bem conduzida.
6 - Interferir na vida pessoal do funcionário
É normal que o convívio com os funcionários façam
com que exista um relacionamento, mas não se pode passar do limite e fazer
perguntas sobre a vida pessoal de seus empregados. Cada um determina a proximidade
que quer ter com o chefe e isso precisa ser respeitado.
7 - Não dar atenção à contratação
Um dos principais papéis do gestor é contratar
funcionários para sua equipe e, portanto, é preciso ter conhecimento específico
para fazê-lo e não sair contratando pessoas sem competências adequadas. Caso
isso seja feito é natural vários problemas surgirem durante o andamento dos
projetos, bem como relacionamento com clientes, prazos e qualidade do serviço.
8 - Não saber se comunicar
Comunicação é o ponto chave para qualquer gestão
bem sucedida e é preciso ser feita da maneira mais clara e transparente possível.
Cada pessoa tem seu entendimento próprio das coisas ditas e situações, portanto
é preciso ter certeza que houve uma compreensão total e que não há nenhum ponto
subjetivo ou subliminar.
9 - Desrespeitar a diversidade
Todo chefe tem que entender e aceitar que as
pessoas são diferentes. O bom gestor explora essa diversidade e usa esse fator
como um benefício, pois aproveita o que cada um tem de melhor e faz com que as
pessoas ajudem a empresa a crescer. Os gestores que limitam a expressão dos
funcionários causam perdas no trabalho.
10 - Ignorar conflitos
Todo grupo tem conflitos e é o gestor que tem que
buscar a solução e eliminar as fofocas e não varrer os problemas para debaixo
do tapete. Nem sempre o que interessa é a causa do conflito, mas é preciso se
posicionar com relação ao problema e não fingir que não está sabendo de nada.
Você já cometeu algum desses erros na hora de gerir
seus funcionários? Ou já esteve no papel de funcionário e teve algum desses
problemas com o chefe? Compartilhe seus
comentários.
Fontes: ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).
Muito bom esse material!
ResponderExcluirNos TSt's precisamos muito entender a gestão de equipes.
Parabéns!
Kaio TST - Porto Açu