quarta-feira, 9 de maio de 2012

DICAS DO PREVENILDO



Nesta edição abordaremos alguns itens sobre a gestão de HSE e principais fatores ligados diretamente ao profissional de segurança no bom desenvolvimento de suas atividades.
Amigos, não necessariamente estão ligados ao conhecimento técnico sobre o tema, um bom desempenho operacional, o poder de persuasão  relacionado com a capacidade de gestão do profissional, será essencial para seu desenvolvimento e desempenho profissional. Em qualquer empresa teremos que enfrentar inúmeros problemas, mas o que faz a diferença para um excelente profissional é sua capacidade de coordenar e não apenas de agir como um apagador de incêndio “ou mais um a pedir para o colaborador colocar o EPI’’. Esta qualidade tem impacto direto no desenvolvimento da segurança dentro de uma empresa e com certeza no seu desenvolvimento profissional. O  profissional de HSE que não acompanha a evolução da gestão corporativa, sem sombra de dúvidas, está bem atrás dos demais... ainda há profissionais que se resumem em ficar cobrando  a utilização do EPI na empresa e ficar navegando na NET,  isso jamais deve ser escopo de trabalho, é apenas uma atividade na busca da melhoria continua.
No mínimo devemos aprender utilizar as ferramentas que irão contribuir para este objetivo, por exemplo:

- Cronograma anual de atividades: é essencial termos um cronograma detalhando o que deve ser feito no ano, para que possamos nos programar e conseguir distribuir as atividades
sem que haja meses sobrecarregados. Indicaremos as datas para as atividades gerais (ex: PPRA, SIPAT, atividades para a CIPA, etc), mas também periodicidade de inspeções e simulados. Além de programação de treinamentos.
- Orçamento anual: nossa chefia não tem como saber todas as necessidades do nosso setor e quais os custos envolvidos, então para que tenhamos verba disponível para o ano seguinte é necessário  levantarmos todos os custos, para que seja possível um planejamento do orçamento.
- Plano de ação: como estabelecemos uma programação para diversas atividades, será necessário termos uma planilha para conseguir coordenar tudo isso. Você não terá condições de guardar tudo isso na cabeça.
Agora imagine a situação ideal: você elaborou o cronograma, identificou os custos envolvidos, passou para a chefia que realizou os ajustes necessários. Agora basta seguir o plano de ação com base no orçamento aprovado. Lógico que ainda teremos falhas, mas com a programação tudo será mais fácil.
Pense nisso!

Um abraço e até a próxima.

PREVENILDO


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