Nesta edição abordaremos alguns itens sobre a gestão de HSE e principais fatores ligados diretamente ao profissional de segurança
no bom desenvolvimento de suas atividades.
Amigos, não necessariamente estão ligados ao
conhecimento técnico sobre o tema, um bom desempenho operacional, o poder de persuasão relacionado com a capacidade de gestão do
profissional, será essencial para seu desenvolvimento e desempenho profissional. Em qualquer empresa teremos que enfrentar inúmeros problemas, mas o que faz a diferença para um excelente
profissional é sua capacidade de coordenar e não apenas de agir como um apagador
de incêndio “ou mais um a pedir para o colaborador colocar o EPI’’. Esta
qualidade tem impacto direto no desenvolvimento da segurança dentro de uma empresa
e com certeza no seu desenvolvimento profissional. O profissional de HSE que não acompanha a
evolução da gestão corporativa, sem sombra de dúvidas, está bem atrás dos
demais... ainda há profissionais que se resumem em ficar cobrando a utilização do EPI na empresa e ficar
navegando na NET, isso jamais deve ser
escopo de trabalho, é apenas uma atividade na busca da melhoria continua.
No mínimo devemos aprender utilizar as ferramentas que
irão contribuir para este objetivo, por exemplo:
- Cronograma anual de atividades: é essencial termos
um cronograma detalhando o que deve ser feito no ano, para que possamos nos programar
e conseguir distribuir as atividades
sem que haja meses sobrecarregados. Indicaremos as
datas para as atividades gerais (ex: PPRA, SIPAT, atividades para a CIPA, etc),
mas também periodicidade de inspeções e simulados. Além de programação de treinamentos.
- Orçamento anual: nossa chefia não tem como saber
todas as necessidades do nosso setor e quais os custos envolvidos, então para
que tenhamos verba disponível para o ano seguinte é necessário levantarmos todos os custos, para que seja
possível um planejamento do orçamento.
- Plano de ação: como estabelecemos uma programação
para diversas atividades, será necessário termos uma planilha para conseguir coordenar
tudo isso. Você não terá condições de guardar tudo isso na cabeça.
Agora imagine a situação ideal: você elaborou o cronograma,
identificou os custos envolvidos, passou para a chefia que realizou os ajustes necessários.
Agora basta seguir o plano de ação com base no orçamento aprovado. Lógico que
ainda teremos falhas, mas com a programação tudo será mais fácil.
Pense nisso!
Um abraço e até a próxima.
PREVENILDO
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